Abreutur - Porto

Porto

Cidade de charme singular que une a história com a modernidade, o Porto é um dos destinos mais antigos da Europa, capaz de nos levar para essas duas realidades distintas e fascinantes.
A segunda cidade mais populosa de Portugal tem encantos múltiplos, como o seu belíssimo centro histórico, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, os seus sublimes jardins, a sua arquitetura singular e o maravilhoso rio Douro.
Plena de monumentos, como a Sé, a Torre dos Clérigos ou o Palácio da Bolsa, a cidade do Porto se assume como um dos mais interessantes destinos turísticos do mundo.
Criativas, movimentadas e sempre autênticas, as ruas marcam uma cidade reconhecida pela sua ligação ao rio Douro e pela caraterística e charmosa Ribeira.
O caráter genuíno e invicto dos portuenses, que se mantém até hoje, foi outrora reconhecido por D. Pedro IV de Portugal, I do Brasil, que , momentos antes da sua morte, manifestou o desejo de entregar seu coração embalsamado à cidade do Porto. O coração de D. Pedro IV, "O Libertador”,se encontra depositado na capela- mor da igreja da Lapa e talvez seja a derradeira expressão de amor à liberdade manifestada pelo primeiro Imperador do Brasil.

A alma do Porto está nas suas ruas típicas, nos seus monumentos preservados e num povo que mantem a sua autenticidade.
Passeando pelas ruas de Passos Manuel, Sá da Bandeira ou a “renovada” rua das Flores perceberá a dinâmica de uma cidade que é ao mesmo tempo tradicional e cosmopolita.
Suba a Torre dos Clérigos, obra-prima de Nasoni e um dos maiores símbolos da cidade, e desfrute de uma vista panorâmica sobre a Invicta.
Visite a Livraria Lello, fundada em 1906, considerada uma das mais belas do mundo, que inspirou a escritora J.K. Rowling autora da saga de Harry Potter.
Passeie nas Galerias de Paris, com bares restaurantes e lojas. Contemple o monumento a D. Pedro IV de Portugal, primeiro Imperador do Brasil.
O Mercado do Bolhão,o mais emblemático da cidade, é famoso pelos seus produtos frescos e pelos animados vendedores.
A rua de Santa Catarina, artéria comercial da cidade, convida a umas compras. Recarregue baterias no requintado e exclusivo Café Majestic antes de visitar a Sé, também conhecida como Catedral do Porto, um monumento de estrutura romano-gótica com remodelações no período barroco.
Descendo até à Ribeira fique maravilhado com o rio Douro, visite a Casa do Infante, o Palácio da Bolsa e o Palácio da Artes.
Um passeio de barco pelo rio Douro permite contemplar o panorama ribeirinho e as fantásticas pontes.  
O Porto possui vários jardins, como o do Passeio das Virtudes ou os do Palácio de Cristal, que são também magníficos miradouros, onde poderá assistir ao pôr-do-sol.

No Porto não faltam lugares onde conhecer a gastronomia local, desde as tascas mais tradicionais aos restaurantes mais requintados, em qualquer um dos casos, dificilmente sairá dececionado.
Com pratos vigorosos como as suas gentes, as Tripas à moda do Porto e a Francesinha se destacam como as grandes referências gastronômicas da cidade, mas outros deliciosos sabores merecem ser provados.
As sandes de Pernil, os enchidos e os queijos da "Casa Guedes", as Bifanas do "Conga" ou as Pataniscas com arroz de feijão no restaurante "O Buraco", são exemplares da comida típica portuense.
Famoso é também o bacalhau "À Zé do Pipo" e "À Gomes de Sá", uma receita local.
Voltando aos ex-líbris gastronômicos da Invicta, pode saborear as Tripas em vários restaurantes da cidade, como "A Casa Nanda" e "A Cozinha do Manel". O mesmo acontece com as famosas Francesinhas, pode comer este manjar no célebre "Café Santiago", no "Lado B" ou no "Cufra".
Acompanhe a sua refeição com um Fino (copo de cerveja) ou então com um vinho da região do Douro. Normalmente, o Vinho do Porto é usado como aperitivo, mas pode acompanhar a sua refeição com um vinho LBV (Porto Late Bottled Vintage) ou um refrescante Porto Tawny.

A Igreja da Lapa guarda o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo na causa liberal.
A cidade do Porto é conhecida como a capital do Norte.
O Parque da Cidade do Porto é o único parque urbano europeu com frente marítima.
O Centro Histórico está classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Entre várias figuras da história que nasceram no Porto, destacam-se o Infante D. Henrique, impulsionador dos Descobrimentos Portugueses, e Pêro Vaz de Caminha, autor da Carta de Achamento do Brasil.
A autora J. K. Rowling viveu dois anos no Porto.
Gustave Eiffel tinha um gabinete de trabalho no Palácio da Bolsa onde está preservada a sua escrivaninha.
A Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, na Rua Guerra Junqueiro, é a maior da Península Ibérica.
A Francesinha é um prato muito famoso no Porto e diz-se ter sido criado por um português que depois de emigrar, concebeu uma sanduíche inspirada no Croque-Monsieur.
A Estação de São Bento é considerada uma das mais bonitas do mundo.
Num dos quartos do Grande Hotel do Porto faleceu, em 1889, a imperatriz do Brasil D. Teresa Cristina Maria.
A Livraria Lello foi considerada como uma das mais belas do mundo pelo jornal inglês The Guardian.

Atividades

Meio Dia de Visita pelo Porto

À Descoberta da Cidade

Cruzeiro das Seis Pontes do Douro

Pontes do Douro

Rota do Vinho e do Azeite

Sabores Seculares

São João

A Maior Festividade do Porto

Conheça os destinos