Abreutur - Norte

Norte

O Norte de Espanha é formado pelas encantadoras comunidades da Galícia, Astúrias, Cantábria, País Basco e Navarra.
A costa Atlântica, entre os Pirenéus e a fronteira com Portugal, oferece uma paisagem inspiradora, da qual sobressai a maravilhosa Espanha Verde.
As praias tranquilas e os cenários verdes do norte de Espanha combinam com a cultura, a história e as tradições de cada uma das suas deslumbrantes cidades.
A Galícia é um símbolo de história e de religião, conhecida pela grandiosa Catedral de Santiago de Compostela.
Com cenários marcados pelos impressionantes Picos da Europa, Astúrias e Cantábria oferecem lugares únicos marcados pela beleza do mar e da montanha. Praias de areal dourado, lagos, colinas e prados verdejantes são cenários de sonho oferecidos pelas Astúrias.
O País Basco é uma das regiões mais antigas e culturalmente ricas de Espanha, marcada pelas famosas praias de San Sebastián e pela moderna arquitetura de Bilbao.
Pamplona, em Navarra,  é uma cidade única que encanta pelas famosas e agitadas festas de Sanfermines, pelas suas muralhas centenárias e pela sua cultura singular.
História, monumentos, tradições, natureza de mar e montanha, o Norte de Espanha é um destino fascinante que vale a pena descobrir.

A zona norte da Espanha é formada pelas regiões da Galícia, Astúrias, Cantábria, País Basco e Navarra que possuem um extenso patrimônio cultural, monumental, religioso e natural.
Em Santiago de Compostela, capital da Galícia, se destaca a beleza da Catedral de Santiago que, segundo a tradição, acolhe o túmulo do Apóstolo Tiago.
Corunha é outra cidade da Galícia que vale a pena conhecer. Visite o Parque Escultórico que rodeia a famosa Torre de Hércules, um monumento considerado Patrimônio da Humanidade. Descubra as célebres praias urbanas de Riazor e Orzán, passeie pela parte antiga da cidade e visite os vários museus, como El DOMUS ou a Casa das Ciências.
Nas Astúrias explore as magníficas cidades de Gijón e Oviedo. Gijón possui vários pontos de interesse como a Laboral Ciudad de la Cultura, o monte de Santa Catalina, as Termas Romanas e a praia de San Lorenzo. Oviedo é uma cidade que deve o seu encanto ao enquadramento da cordilheira dos Picos da Europa e à magnífica Catedral, sua principal atração monumental.
Dentro do conjunto arquitetônico da Catedral de Oviedo se encontra o edifício da Câmara Santa, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que alberga o Santo Sudário.
Em Oviedo você deve guardar um tempo para provar a Sidra, uma bebida de tradição regional, em um dos bares localizados na célebre rua Gascona.
Bilbao é a capital do País Basco e tem no fantástico museu Guggenheim a sua principal atração. O Palácio de Congressos e da Música Euskalduna, o Metro de Sir Norman Foster, o Aeroporto projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e La Alhóndiga com assinatura de Philippe Starck são outros pontos a visitar na moderna cidade de Bilbao.
San Sebastián encanta pelas suas magníficas praias urbanas, consideradas das mais belas da Europa. Visite as igrejas de San Vicente e de Santa María del Coro e experimente os pintxos, umas miniaturas gastronômicas deliciosas e com grande tradição no Norte de Espanha.
Conheça as entusiasmantes festas de Pamplona, visite a Catedral de Santa María la Real, a Plaza de Toros, a estátua que presta homenagem ao escritor Ernest Hemingway e a Cidadela do século XVI.
A Espanha Verde, entre o oceano Atlântico e o mar Cantábrico, é sinónimo de natureza e belas paisagens, sendo constituída pelas regiões da Galícia, Astúrias, Cantábria e País Basco.

A rica e variada gastronomia do Norte de Espanha resulta das diferentes tradições culinárias das suas comunidades: Galícia, Astúrias, Cantábria, País Basco e Navarra.
Os produtos de primeira qualidade provenientes do mar e da terra são o grande segredo da saborosa gastronomia do Norte.
O marisco da costa atlântica resulta em maravilhosas receitas que usam vieiras, mexilhões e lagostas.
Pratos populares e típicos do Norte são o Caldo Gallego ou de Grelos, o Pulpo a Feira, o Cocido Gallego, Lacón con Grelos e as famosas Empanadas da Galiza.
Seguimos com a famosa Fabada e o Cachopo das Astúrias e com Judías Rojas con Morcilla e Judías Blancas con Pimientos Choriceros, pratos estes que são bem típicos do País Basco. De Navarra são tradicionais as Truchas, Chilidrón, Txangurro e Pimientos Rellenos.
A gastronomia da região norte apresenta sobremesas e doces típicos deliciosos, como Almendrado de Allariz, Tarta de Santiago, Filloas, Sobaos Pasiegos, Tarta Larpeira, Melindres, Leche Frita, Canutillos, Frixuelos e a Carolina, um doce com grande tradição em Bilbao.
Como produtos regionais célebres se destacam os Pimientos Padrón da Corunha, que são servidos apenas com sal, os queijos como Tetilla, Villalón e o azul de Cabrales, bem como os licores de ervas e de café.
A viagem gastronômica pelo Norte da Espanha termina com a apresentação de reconhecidos vinhos regionais, como os vinhos Galegos com Denominação de Origem: Monterrei, Ribeira Sacra, Ribeiro, Rías Baixas e Valdeorras; o Cangas das Astúrias e o Txakoli do País Basco.
 

A zona norte de Espanha é constituída pela Galícia, Astúrias, Cantábria, País Basco e Navarra.
A Espanha Verde é uma zona do Norte de Espanha formada pela Galícia, Astúrias, Cantábria e País Basco.
O Parque Nacional dos Picos de Europa ou simplesmente Picos de Europa se localiza nas províncias de Cantábria, Astúrias e Leão.
Na Galícia se realizam mais de 300 festas gastronômicas ao longo do ano.
As festas de Sanfermines são celebradas todos os anos, de 6 a 14 de julho, em Pamplona e são famosas em todo o mundo.
O Norte de Espanha é um destino ideal para o surf.
O Caminho de Santiago é uma peregrinação católica de origem medieval.
Um vulcão arrasou o norte da Península Ibérica há 477 milhões de anos.
El Capricho de Gaudí  localizado no norte de Espanha, junto ao mar Cantábrico, é uma das poucas obras que Gaudí projetou fora da Catalunha.
 

Navarra
Astúrias
La Coruña Bilbao San Sebastian Pamplona Oviedo Santiago de Compostela Gijón

Conheça os destinos