Abreutur - Açores

Açores

O oceano Atlântico possui um paraíso chamado Açores, onde a beleza natural se conjuga com as tradições e com os encantos de cada uma das nove ilhas que compõem o arquipélago.
Cenários belíssimos revelam deslumbrantes lagoas, montanhas verdejantes e mares profundos onde podem ser vistas várias espécies marinhas como baleias e golfinhos.
Os destinos populares nos Açores incluem a Lagoas das Sete Cidades e do Fogo, as águas termais acastanhadas do Parque Terra Nostra, as plantações de chá e as estufas de ananases, a deslumbrante Caldeira Velha, entre tantos outros cenários idílicos onde a Natureza é a grande protagonista.
Visitado por Charles Darwin no seu regresso das ilhas Galápagos, o arquipélago dos Açores conserva uma natureza que pode ser apreciada e vivida no seu estado mais belo e puro.
O arquipélago dos Açores oferece uma natureza exuberante e selvagem, relíquias históricas e uma tranquilidade única.

As ilhas do arquipélago dos Açores oferecem cenários deslumbrantes de natureza selvagem.
São Miguel é um paraíso natural onde se destacam as maravilhosas Lagoas das Sete Cidades e do Fogo, a deslumbrante composição da Caldeira Velha e as águas termais do Parque Terra Nostra. Na ilha, uma visita às Estufas de Ananases, permite observar as diferentes fases do ciclo de crescimento deste fruto caraterístico dos Açores.
Na Terceira, se assume como um ponto de incrível beleza paisagística a famosa “Manta de Retalhos”, num cenário em que os muros de pedra negra dividem a planície verde. Angra do Heroísmo, a capital da ilha, se define pela beleza, história e por vários monumentos importantes, sendo considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Do Monte Brasil, uma encantadora cratera vulcânica, se contempla uma das mais belas vistas sobre a baía.
Encantadora e imponente é a verdejante Caldeira de Guilherme Moniz, a maior do arquipélago, que inclui o Algar do Carvão, um cone vulcânico coberto de musgos.
A colossal Caldeira, inserida no Parque Natural do Faial, acolhe populações raras de flora endêmica e o Monte da Guia enquadra de forma maravilhosa a Baía do Porto Pim e a pitoresca cidade da Horta. As hortências compõem esta ilha que tem na Ponta dos Capelinhos um lugar que revela os efeitos da erupção de 1957.
Os impressionantes vinhedos, considerados Patrimônio Mundial da Unesco, e os Arcos do Cachorro sobressaem na ilha do Pico. O principal interesse natural do Pico é a montanha mais alta de Portugal, que partilha o nome com a ilha que a acolhe.
O mar que envolve os Açores abriga uma diversificada quantidade de cetáceos. A partir de São Miguel e da Terceira é possível iniciar uma viagem de barco rumo à observação de cetáceos no oceano Atlântico.
Visitar os Açores é uma experiência memorável de contacto com a natureza, que permite observar panoramas inspiradores e respirar a tranquilidade de um paraíso natural.

A gastronomia Açoriana é tão diversa quanto os encantos das suas ilhas, revelando sabores intensos e receitas baseadas em produtos locais.
Usando a excelência do seu peixe, o Açorianos confecionam o atum, a cavala, o pargo e o espadarte de múltiplas formas. Grelhados, fritos, guisados, assados, em caldeiradas ou em caldos de peixe, o sabor é sempre divino.
Alcatra da Terceira e a Molha de carne adquirem um sabor aprimorado pelo uso da carne de vaca originária dos Açores. Os torresmos de molho de fígado e os enchidos são iguarias típicas.
O prato mais emblemático dos Açores é o Cozido da Furnas, da ilha de São Miguel, cozinhado nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas.
O Queijo de São Jorge é um dos célebres sabores do arquipélago e é comum servir o queijo fresco com pimenta. O queijo de São Jorge é também o principal ingrediente do Pudim de Queijo da Ilha, um famoso doce dos Açores.
A doçaria do arquipélago é riquíssima e inclui Bolo de Sertã, as Malassadas de São Miguel, os Pastéis de Arroz da Graciosa, o Alfenim da Terceira e as Cavacas da ilha de Santa Maria.
Os Bolos de Massa Sovada estão presentes em todas as ilhas nas festas do Espírito Santo e são também conhecidos por Bolo das Festas do Espírito Santo.
No Pico, Graciosa e Terceira é produzido vinho e em São Miguel é cultivado o chá.
Os Açores possuem também tradição na produção de licores, como o de Leite e o de Tangerina.

O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.
O magnífico e profundo mar dos Açores acolhe, ao longo do ano, cerca de 27 espécies de cetáceos.
A revista National Geographic atribuiu às Ilhas dos Açores o segundo lugar numa lista de Melhores Ilhas do Mundo no âmbito da Sustentabilidade.
Darwin visitou os Açores no regresso das ilhas Galápagos.
Ponta Delgada é a cidade mais populosa dos Açores.
Getúlio Vargas, Presidente do Brasil em dois períodos, era descente de açorianos.
Acredita-se que Santa Maria foi a primeira ilha dos Açores a ser descoberta.
A famosa cantora Nelly Furtado é filha de emigrantes portugueses, naturais de Ponta Garça em São Miguel.

Lagoa das Sete Cidades - São Miguel
Cachalote
Terceira Faial Sao Miguel

Conheça os destinos