Abreutur - Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é a capital da Galícia e um destino de devoção e fé que recebe peregrinos de todo o mundo.
O célebre caminho de Santiago é desde a idade média uma via de peregrinação de fiéis até ao local onde se encontram, segundo a tradição católica, as relíquias do Apóstolo Santiago, atualmente localizadas no camarín da Cripta sepulcral, na Catedral de Santiago.
A Catedral de Santiago, uma obra fundamental do românico na qual se reúnem vários estilos arquitetônicos, começou a ser construída no século XI no lugar onde se encontraram, em 813,as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Obradoiro, Quintana, Inmaculada e Praterías são as quatro praças que rodeiam a grandiosa Catedral, que é a maior atração Santiago de Compostela.
Cidade de fé e de história, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Santiago de Compostela possui impressionantes monumentos religiosos, interessantes museus, galerias de arte, arquitetura de autor e extraordinários miradouros.

Santiago de Compostela é uma cidade Patrimônio da Humanidade com numerosos monumentos e belos lugares que merecem ser visitados.
Antes de tudo você vai ficar encantado com a sua natureza verde, depois com o impressionante patrimônio monumental e religioso especialmente a Catedral de Santiago que, segundo a tradição, guarda a sepultura do Apóstolo Santiago Maior. A Catedral começou a ser construída no século XI e fica localizada na bonita Praça do Obradoiro.
A Fachada do Obradoiro, obra de Fernando Casas Novoa datada de 1738, protege o Pórtico da Glória, obra do mestre Mateo, que impressiona pelas estátuas dos profetas e apóstolos.
No interior da catedral se encontra o gigantesco Botafumeiro, o Altar-Mor, a Cripta que, segundo dizem, guarda as relíquias de Santiago e de dois discípulos, e ainda as várias capelas de caraterísticas primorosas que prestam homenagem a várias figuras religiosas.
As “Cubiertas” da Catedral oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a cidade e o lugar é ótimo para tomar fotografias incríveis.
Caminhe pelas ruas dessa cidade extraordinária e descubra um fontanário do século XVII na Praça das Praterias e o Convento barroco de San Martiño Pinario, fundado no século X, situado na Praça de Azabachería. Pela noite é possível ver uma sombra com forma de peregrino a “cuidar” da Praça Quintana.
Descubra também o Pazo de Raxoi, uma construção de estilo neoclássico, situado em frente à catedral. O edifício é a sede atual do Ayuntamiento (prefeitura).
O miradouro Parque da Alameda oferece uma espetacular vista frontal da catedral de Santiago de Compostela.
 

Santiago revela toda a tradição e riqueza gastronômica da maravilhosa cozinha Galega, admirada e reconhecida pela qualidade dos seus ingredientes provenientes da terra e do mar.
As melhores lagostas, lavagantes, camarões, santolas e percebes são protagonistas de muitas receitas típicas de Santiago de Compostela.
Caldo de Grelos, Mejillones Gallegos, Pulpo a Feira, Ternera Gallega e Lacón con Grelos são outros pratos tradicionais e populares da região.
As Empanadas são uma especialidade da cozinha galega e podem combinar ingredientes como atum, bacalhau, sardinhas, carnes, enchidos e legumes.
A tarte de Santiago, cuja receita original manda que contenha 33% de amêndoas, mas nunca farinha, é a sobremesa mais famosa.
Filloas, Bola Larpeira e a Bica Gallega são outros exemplos da doçaria típica da Galícia.
Relativamente aos vinhos a Galícia conta com cinco Denominações de Origem Protegida: Ribeiro, Rías Baixas, Monterrei, Ribeira Sacra e Valdeorras.

O Caminho de Santiago é uma rota milenar de peregrinação desde o século IX que tem como meta final a Catedral de Santiago de Compostela.
A Catedral foi construída no local onde se encontrou a sepultura do apóstolo Santiago Maior.
A Catedral foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896.
O Apóstolo Santiago Maior é um dos doze discípulos de Jesus Cristo.
A construção da catedral de Santiago de Compostela teve início em 1075 por iniciativa de Alfonso VI, rei de Leão e Castela, e do bispo de Santiago, Diego Peláez.
O centro histórico (ciudad vieja) de Santiago de Compostela foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano de 1985.
As Festas do Apóstolo são consideradas de Interesse Turístico Internacional.
A Universidade de Santiago de Compostela, fundada em 1495, é uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento.
 

Conheça os destinos