Abreutur - Salamanca

Salamanca

Salamanca é uma cidade com um charme inegável, tanto por seu patrimônio histórico-arquitetônico como por sua cultura, pelo caráter humanista de seu povo e pela atmosfera estudantil.
A Cidade Velha de Salamanca foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1988, e conta com importantes monumentos, entre os quais se destacam o conjunto arquitectônico formado pela antiga e pela nova catedral, a Casa de las Conchas, a bonita Plaza Mayor e a histórica Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha, criada por Afonso IX de León, em 1218.
A Universidade de Salamanca é também uma das mais antigas da Europa, ainda em funcionamento, e foi frequentada por pessoas de grande importância na história e cultura da Espanha como Hernan Cortés, Beatriz Galindo e Miguel de Unamuno.
Conhecida como a "cidade dourada", Salamanca parece de fato uma cidade feita de ouro devido aos efeitos que o sol causa na pedra cinza com a qual a cidade foi construída.

Salamanca, cidade Patrimônio da Humanidade, cativa os visitantes por sua grande riqueza cultural e monumental.
Passear pela Plaza Mayor, uma das mais bonitas da Espanha, construída em estilo barroco, e visitar o complexo da catedral são pontos essenciais em uma visita a Salamanca. Nas torres medievais da catedral é possível caminhar pelos terraços exteriores, entre gárgulas, pináculos e sinos.
A Catedral de Santa María, conhecida como a Catedral Vieja, foi concluída no final do século XIV, em estilo românico e gótico. Ao lado da Catedral Vieja, a Catedral da Assunção da Virgem, popularmente chamada Catedral Nueva, é uma das duas catedrais da cidade de Salamanca e foi construída misturando estilos gótico tardio, renascentista e barroco.
O edifício histórico da Universidade é outro local a visitar. No interior da universidade histórica há espaços como a sala de aula de Fray Luis, onde o tempo parece ter parado, ou a antiga e admirável Biblioteca.
Outro monumento de destaque em Salamanca é a Casa de las Conchas, um antigo palácio urbano de estilo gótico e elementos platerescos, famoso por sua fachada decorada com centenas de conchas e um belo claustro.
Entre os museus é importante visitar o Museu de Salamanca, onde se localiza "El Cielo de Salamanca", e o Museu Art Déco Art Nouveau, integrado na Casa Lis, um magnífico palácio modernista com fantásticos vitrais.
O Convento de San Esteban é uma atração religiosa e arquitetônica da cidade. Também conhecido como o Convento dos Dominicanos, o edifício é considerado um dos melhores e mais preservados exemplos de arte plateresca.
Salamanca tem outros locais de interesse, como a Ponte Romana e o Huerto de Calixto e Melibea, um belo jardim localizado na parte antiga da cidade.

A tradição culinária desta terra leonesa, caraterizada por uma cozinha artesanal, é o resultado das sábias mãos que trabalham produtos de qualidade.
Entre os muitos produtos de Salamanca podemos destacar o presunto/fiambre de Guijuelo, Farinato, o queijo Carne de Morucha, Hinojosa do Douro, os Azeites e o vinho Arribes.
As carnes são ingredientes fundamentais nos pratos da culinária de Salamanca, principalmente a carne de porco.
Quanto aos pratos típicos de Salamanca, destacam-se Chanfaina, Patatas Meneás, Calderillo, Lentilhas da Armênia, Hornazo de Salamanca, Calderillo Bejarano e Pescado en Escabeche.
Os doces protagonistas da gastronomia típica de Salamanca são os Chochos, Bollo Maimón,  Turrón de Alberca, Floretas, Tortilla de arroz e açúcar, Rosquillas de Ledesma e as Garrapiñadas. No que se refere a bebidas, é quase imperativo provar um dos vinhos de Arribes, Denominação de Origem criada em 2007, reconhecendo a tradição vitivinícola das províncias de Salamanca e Zamora.

Localizada na comunidade autônoma de Castela e Leão, Salamanca é uma cidade, município e cidade espanhola, capital da província homônima.
Salamanca está localizada a 212 quilômetros da capital Madri.
O Centro Histórico de Salamanca foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A Universidade de Salamanca, criada em 1218 por Alfonso IX de León, é a mais antiga universidade ativa da Espanha e a segunda da Europa.
Na fachada da universidade, deve ser encontrada a figura do sapo.
No século XV, Salamanca viu nascer a primeira gramática da língua castelhana.
Salamanca foi a Capital Europeia da Cultura em 2002.
El Cielo de Salamanca, de Fernando Gallego, faz parte de uma obra pictórica que decorou o telhado da Biblioteca da Universidade e ficou escondida por anos até que nos anos 50 do século XX foi encontrada.
A Catedral Nueva - Catedral da Assunção da Virgem é a segunda maior catedral da Espanha em dimensões.
A Semana Santa de Salamanca está considerada de Interesse Turístico Internacional.
Beatriz Galindo, chamada "La Latina", nasceu em Salamanca e foi a primeira mulher universitária do mundo.
Uma lenda aponta que o diabo ensinou aulas de bruxaria em La Cueva de Salamanca.
A Plaza Mayor de Salamanca tem 88 arcos.

 

Conheça os destinos