Abreutur - Pinhão

Pinhão

A vila do Pinhão é um tesouro localizado entre o rio Douro e o rio Pinhão, no centro da região demarcada do Vinho do Porto.
A paisagem em socalcos das vinhas durienses ao longo das íngremes margens do rio é o cartão-postal mais conhecido da vila que tem a sua história marcada pela ligação com as vinhas, as vindimas, as quintas, o rio e o vinho mais famoso de Portugal: o vinho do Porto.
O enquadramento natural perfeito combina com o patrimônio arquitetônico visível na Ponte Rodoviária sobre o rio Douro, projetada por Gustave Eiffel, na Ponte Metálica Ferroviária sobre o rio Pinhão, na Igreja Matriz e na famosa estação de trens decorada por admiráveis painéis de azulejos que documentam cenas da vida local.
Cenário bucólico, este reconhecido destino vitivinícola alberga as mais famosas fazendas produtoras de vinho do Porto e exalta o valor da maravilhosa região Duriense.

As bucólicas e reconhecidas paisagens, a história e os ofícios de Pinhão merecem ser conhecidos na companhia de um cálice do maravilhoso vinho do Porto.
Encontre na vila do Pinhão uma paisagem deslumbrante, classificada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Aprecie este magnífico cenário através de um passeio de barco no rio Douro ou então suba até ao Miradouro de Casal de Loivos que oferece uma vista panorâmica sobre o rio e a vila.
A estação ferroviária do Pinhão, construída durante o século XIX, conta com 24 painéis de azulejos que representam a história e a produção do vinho do Porto na região. A estação é considerada um dos mais belos exemplares de azulejaria portuguesa.
A Ponte Rodoviária sobre o rio Douro, projetada por Gustave Eiffel no século XIX, e a Ponte Metálica Ferroviária sobre o rio Pinhão são também imagens de cartão postal da vila, que merecem ser contempladas e eternizadas numa foto.
Visitando as fazendas vinícolas e os velhos solares você poderá conhecer um pouco mais da história de um ofício que é também uma arte e parte integrante do patrimônio cultural de Portugal: a produção do vinho do Porto.
Aprecie o maravilhoso vinho enquanto se deslumbra com a magnífica e serena paisagem envolvente.

A gastronomia da vila do Pinhão é influenciada pelos pratos confecionados e apreciados em toda a região Norte, principalmente no Douro, e pelos produtos célebres da região como o mel, as compotas, os queijos e os enchidos.
A azeitona e a uva, principais frutos da região, se utilizam na produção do azeite e do vinho.
Como pratos tradicionais se destacam o Cabrito Assado no Forno, o Cozido à Portuguesa, o Javali Estufado, o Bacalhau Assado com Batatas a Murro, a Posta À Mirandesa, a Perdiz Assada no Espeto e a Feijoada.
A doçaria regional é uma tentação à qual não deve resistir, prove o Bolo Borrachão, o Pão-de-Ló de Água, o Arroz Doce, a Aletria os Peixinhos de Chila,um doce conventual.
Inicie ou termine a sua refeição com um cálice de vinho do Porto. Prove também os licores e espumantes produzidos na região.

A estação de Comboios está decorada com 24 admiráveis painéis de azulejos da autoria de J. Oliveira e foram encomendados à fábrica Aleluia, de Aveiro, em 1937.
Pinhão foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente e água canalizada.
A sua situação geográfica de excelência fez de Pinhão um importante entreposto comercial para o transporte do Vinho do Porto.
Destino vinícola de eleição, o Pinhão recebe cerca de 400 mil turistas por ano.
O Comboio Histórico do Douro circula anualmente entre junho e outubro, num percurso feito à beira do Rio Douro numa carismática Locomotiva a Vapor.
A festa anual em honra a Nossa  Senhora da Conceição acontece no segundo domingo de Julho, trazendo centenas de crentes a Pinhão.

Conheça os destinos